Tribuna da Ceará

tim.php

O ex-lateral esquerdo Athirson é o técnico do Flamengo/PI, que enfrenta nesta quinta-feira (18), o Vitória da Conquista, às 21h30, no estádio Mário Pessao, em Ilhéus. O comandante da equipe piauiense conversou com o Tribuna do Ceará sobre a vida de jogador e a nova carreira.

Na época de jogador passou por Flamengo, Santos, Juventus, CSKA, Cruzeiro, Bayer Leverkusen, Botafogo, Brasiliense, Portuguesa, Cruzeiro e Portuguesa. No rubro-negro carioca o ex-lateral atuou 1996-1998/ 1999-2000/2002 – 2003. Foi campeão da Copa Conmebol, Campeonato Carioca, Copa Mercosul e Torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira.

Agora como treinador ele teve a primeira experiência aconteceu no São Cristóvão (time carioca). Lá disputou a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Desde outubro de 2015, o ex-jogador comanda o time do Piauí.

Tribuna do Ceará: Você fez bastante sucesso no futebol brasileiro principalmente no Flamengo. Como chegou na carreira de técnico? Athirson: Eu conheci o projeto do Flamengo/PI através do meu empresário e achei muito interessante. O mercado nordestino também está em crescimento e topei o desafio. Confio no projeto e espero que ele renda frutos no futuro.

TC: Qual o tipo de preparação você fez para o cargo? Athirson: Eu fiz um estágio na Alemanha, passei pelo Bayern de Munique e tive oportunidade de ver de perto o trabalho do Guardiola. Muito importante absorver outras culturas

TC: Ser técnico é mais complicado do que ser jogador e qual a maior diferença? Athirson: A questão do estudo é a principal. Como jogador eu não tinha a necessidade. Mas como técnico eu já estudo muito. Com certeza acredito que isso está sendo a grande diferença até o momento.

TC: Como você vê a Copa do Nordeste e a conquista do espaço do torneio no calendário brasileiro? Athirson: Muito importante. O torcedor nordestino ama futebol e precisava de uma competição desse nível. São clubes que estão na Série A, B, C e D, e é o melhor torneio do primeiro semestre. É muito ver tantos clubes com história em uma competição dessa categoria e com muita organização.

TC: O Flamengo/PI está em uma chave complicada da Copa do Nordeste. Qual sua expectativa com o time na competição? Athirson: : Nós encontramos muitas dificuldades para contratações e não estamos com o mesmo nível de competitividade dos outros, até porque nós reunimos esse grupo agora. E também se compararmos com a questão financeira em relação aos outros clubes. Mas nós estamos trabalhando para deixar um legado e quero o Flamengo em um objeto maior brevemente.