Globo Esportes

torcida_do_bare_comemora_o_gol_de_empate

Cheia de peculiaridades, a Série D, última divisão do futebol brasileiro, teve o fim do primeiro turno da fase de classificação no último fim de semana. O GloboEsporte.com separou os principais destaques do turno para o torcedor ficar por dentro do que está acontecendo na competição. Tem lanterna invicto, uma única equipe com 100% de aproveitamento e times que sequer balançaram a rede em três jogos disputados.

Até o ano passado, a Série D tinha 40 clubes. Nesta temporada, aumentou para 68. Os times estão divididos em 17 grupos iguais. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata. Foram 102 jogos no primeiro turno 257 gols marcados.

Dos 68 times participantes apenas um ainda está com 100% de aproveitamento: o Altos, que tem Carlinhos Bala no elenco, e disputa o torneio pela primeira vez. Atual vice-campeão piauiense, o Jacaré não deu chances aos avdersários até aqui: foram três partidas e três vitórias. O início do Altos na competição, inclusive, é o melhor de uma equipe piauiense desde a criação da Série D, em 2009.

Comandado pelo técnico Nivaldo Lancuna, o Altos começou a competição fazendo 3 a 0 em cima do Maranhão, fora de casa. Na segunda rodada, na estreia diante da torcida, meteu 4 a 0 no Juazeirense. E, no jogo do último fim de semana, mais uma goleada, desta vez, de mão cheia. O Jacaré aplicou 5 a 1 no Icasa.

E com tantos gols, não poderia ser diferente: O artilheiro da Série D é do Altos. Manoel Cristiano, com cinco gols, é o matador. Mas, a estrela do time é um jogador bem conhecido. Opção no banco e com dois gols marcados na competição, Carlinhos Bala é uma das apostas ofensivas do Alto para conquistar o acesso para a Terceirona.

Na goleada por 4 a 0 sobre o Juazeirense, no dia 19 deste mês, no estádio Lindolfo Monteiro, Carlingos Bala mostrou serviço. Fez um golaço por cobertura (veja o vídeo acima). Aos 36 anos, o atacante chegou ao Altos há um mês “se sentindo um menino”. Campeão com o Sport em 2008 na Copa do Brasil em cima do Corinthians e com passagens por Cruzeiro e Santa Cruz, é o nome de peso do clube piauiense.

Ao todo, 18 dos 68 times terminaram o primeiro turno sem perder. São eles: Atlético-AC, Baré-RR, São Raimundo-PA, Náutico-RR, Moto Club, Altos, Globo, América-PE, Uniclinic, Fluminense de Feira, Sergipe, Aparecidense, Anápolis, Volta Redonda, Caldense, Audax-SP, Villa Nova-MG e Brusque.

A curiosidade é que o Baré, de Roraima, fechou o turno com três pontos. Não ganhou nem perdeu: empatou os três jogos. Porém, com a pontução, o Índio da Consolata, como o clube é conhecido na região, ocupa a lanterna do grupo A2. Na mesma chave, Palmas, São Francisco-PA e Princesa do Solimões-AM têm quatro pontos cada.

Enquanto o Altos está exalando gols na Série D, tem time que ainda não conseguiu fazer um gol sequer na competição. E a lista conta com quatro clubes: Comercial-MS, Audax-SP, Boavista e São José-RS. O Audax, vice-campeão paulista que cedeu jogadores e comissão técnica para o Oeste, da Série B, em parceira, acumula três empates sem gols na competição.

Se tem time que não fez, também tem quem não levou. São Raimundo-PA, Moto Club, Anápolis, Volta Redonda, Caldense e Audax-SP têm as melhores defesas da quarta divisão.