Bahia Notícias

IMAGEM_NOTICIA_5

A paixão do torcedor por um clube de futebol é um dos sentimentos mais difíceis de descrever, principalmente por quem não acompanha a modalidade. Um estudo Universidade de Coimbra, de Portugal comprovou que a ligação de uma pessoa com seu time é similar ao amor sentido por alguém apaixonado por outra pessoa.

A pesquisa foi feita durante três anos pelos cientistas Miguel Castelo-Branco, Catarina Duarte, e Ricardo Cayolla, do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. Foi comprovado no estudo que os circuitos cerebrais estimulados nos torcedores de futebol são os mesmos que nas pessoas apaixonadas.

De acordo com Castelo-Branco, em situações de emoções positivas, como um gol, ou uma defesa de pênalti, regiões do similares do córtex frontal são ativadas – neste local, é liberado a substância dopamina, que dá uma sensação de recompensa ao indivíduo.

O material foi publicado na SCAN, (Social Cognitive and Affective Neuroscience, ligada à Universidade de Oxford, Inglaterra). Os cientistas trabalharam com duas mulheres e 54 homens, de 21 e 60 anos, a maioria torcedores do Porto e do Académica. “Pudemos comprovar que os sistemas neuronais que são ativados são muito semelhantes ao do amor romântico”, explicou.