Globo Esportes

000_dn25d

A sede da Conmebol, em Luque, terá mais uma noite agitada nesta quarta-feira. A partir de 20h (de Brasília), a confederação realizará o sorteio das oitavas de final da Taça Libertadores, onde os 16 melhores times do continente, divididos em dois potes, conhecerão seus caminhos até o cobiçado troféu. Em seguida, a Copa Sul-Americana também terá definição dos confrontos da segunda fase. Os 32 times – com os 10 eliminados como terceiros colocados dos grupos da Liberta – também serão divididos em dois agrupamentos, e os chaveamentos serão definidos até o fim da competição.

Ainda não há definição prévia dos cruzamentos, com a chave das oitavas de final sendo definidas por sorteio. Os times do pote 1 decidem em casa, do melhor ao pior classificado. O Atlético-MG, que teve a melhor campanha da primeira fase, decide em casa até o fim da competição. Único brasileiro qualificado para as oitavas no pote 2, o Atlético-PR pode ter um confronto nacional nesta fase. Se não enfrentar um compatriota, o Furacão terá um time argentino pela frente. River Plate, Lanús e San Lorenzo fecham o pote 1.

As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os clubes argentinos ainda tentam postergar os duelos para agosto. Eles alegam que foram prejudicados pela greve dos jogadores no país no início do ano e, caso o atual calendário seja mantido, os jogos de ida seriam disputados no período de férias do Campeonato Argentino. No entanto, é pouco provável que a Conmebol atenda a solicitação.

O sorteio será usado pela primeira vez pela Conmebol. Antes, a entidade definia os confrontos com base na campanha da fase de grupos. O melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo, e assim por diante. Nesta edição, o desempenho decidirá apenas a ordem das partidas. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate.

A Conmebol divulgou apenas nesta terça, 24 horas antes do sorteio, o sistema que utilizará para decidir os confrontos da próxima fase da Copa Sul-Americana. A entidade dividiu os 32 times em dois potes. No pote 1, estão as 10 equipes egressas da Libertadores mais os seis times de melhor campanha na primeira fase da competição. Os representantes brasileiros desse pote são Flamengo, Chapecoense e Corinthians. No pote 2 estão as demais equipes, dentre elas Sport, Fluminense e Ponte Preta. Portanto, é possível ocorrer um Fla-Flu.

13010866_763527323749434_1887758628180687307_n-300x81-300x81