Globo Esportes

A saga em busca do título da Copa do Brasil tem início nesta terça-feira e dará o maior prêmio de sua história: R$ 50 milhões ao campeão e R$ 20 milhões para o vice. Ao todo, 80 times estarão na primeira fase e, nas oitavas de final, mais 11 clubes entram para completar os cinco que avançarão até lá. Às 20h (de Brasília), Vitória da Conquista-BA e Boa Esporte-MG dão o pontapé inicial, na Bahia, e abrem o torneio.

Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco (classificados para a Libertadores); América-MG (campeão da Série B); Bahia (campeão da Copa do Nordeste); e Luverdense (campeão da Copa Verde) são os times que entram nas oitavas de final.

Nas duas primeiras fases, teremos apenas jogos de ida. O mando de campo será do time de pior colocação no ranking da CBF. Em caso de empate na fase inicial, o visitante avança. Na segunda fase, o empate será decidido nos pênaltis.

Antes exclusividade da final da competição, o gol fora de casa como critério de desempate não existirá mais a partir da terceira fase do torneio. As partidas serão de ida e volta e se as somas dos placares for igual, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação.

No ano passado, Cruzeiro e Flamengo decidiram o torneio nos dias 7 e 27 de setembro. Desta vez, por causa da Copa do Mundo, a competição terminará depois. As finais de 2018 serão 10 e 17 de outubro.