Globo Esportes

No grande aperitivo para a Copa do Mundo, os sul-americanos brilharam. Entre quinta e sexta-feira desta semana, 29 das 32 seleções que disputarão o Mundial entraram em campo. A América do Sul teve 100% de aproveitamento: Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru venceram. Os africanos também foram bem. Só o Egito perdeu, e de virada, com gol sofrido no último minuto. Por outro lado, os europeus patinaram.

Dos 14 times do Velho Continente que estarão na Rússia, 12 jogaram, e apenas quatro venceram – Alemanha e Espanha se enfrentaram e empataram. Ainda neste sábado, a Coreia do Sul pega a Irlanda do Norte, e a Suécia encara o Chile. Cabeça de chave do Grupo G, a Bélgica fará só um compromisso nesta rodada de amistosos. Os belgas jogam com a Arábia Saudita na próxima terça-feira.

Foram 10 amistosos entre seleções que estarão na Copa do Mundo. Dos cinco grandes favoritos, Brasil e Argentina se destacaram. Venceram Rússia e Itália com tranquilidade e sem seus principais craques. A França sofreu grande virada diante da Colômbia. Alemanha e Espanha empataram por 1 a 1 em duelo direto dos últimos dois campeões mundiais.

Das quatro seleções da chave, apenas o Uruguai ganhou seu amistoso. Venceu com tranquilidade a República Tcheca por 2 a 0 com gols da sua dupla de matadores: Suárez e Cavani. O atacante do Barcelona chegou a 50 gols com a camisa da Celeste. É o maior artilheiro da história da equipe.