FBF

A dedicação de Ednaldo Rodrigues ao esporte, principalmente à frente da luta pelo fortalecimento do futebol baiano e nordestino, já não é novidade para ninguém. Dentro da sua linha de trabalho, o presidente da Federação Bahiana de Futebol anunciou mais uma novidade que poderá garantir um futuro melhor para os clubes do estado.

Na manhã desta sexta-feira (23), o dirigente reuniu representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Baiano, além de Ligas Desportivas e profissionais de imprensa para anunciar a intenção de se firmar uma parceria com empresa que tem expertise na captação de recursos públicos e privados, e com trabalho reconhecido pela Fifa.

A empresa estará à disposição de todos os clubes e Ligas da Bahia. O objetivo é capacitar e preparar os filiados da FBF para a busca de recursos junto ao Ministério dos Esportes.

Poucos sabem que o órgão detém verbas destinadas a agremiações esportivas. Para recebê-las, porém, os clubes precisam apresentar projetos que justifiquem o investimento do Governo, além de possuir estatutos adequados à Lei do Profut, com ítens como limitações de mandatos entre outros.

Através de cursos, a instituição irá preparar e auxiliar os clubes na formulação destes projetos, que também poderão ser contemplados por outros órgãos públicos e privados.

“O Ministério dos Esportes possui muita receita para investiments nos clubes e entidades. Porém, a maior parte fica presa. Não porque o Ministério não queira canalizar, mas porque não existem projetos consistentes que justifiquem a destinação desta verba. Com essa parceria, nós vamos dotar os clubes de mecanismos, ensinamento para que possam fazer projetos que possam ser apresentados e terem uma margem de rejeição pequena, pois hoje é quase que total”, disse Ednaldo.

Rodrigues, que também destacou a importância de que os clubes se adequem às exigências do Profut, mesmo aqueles que não possuem dívidas junto ao fisco.

Em seguida, Rodrigues discutiu com os presentes sobre a atual situação dos campeonatos estaduais. “A cada dia, os estaduais ficam mais desinteressantes. Não só da Bahia, mas do Rio, de São Paulo e todos os outros. Precisamos encontrar uma solução que seja interessante para todos”.

Por isso, o mandatáro anunciou a realização de um simpósio, após o encerramento do Baianão 2018, onde cada filiado e também profissionais de imprensa poderão apresentar propostas para o fortalecimento destas competições. “Os próprios clubes poderão propor fórmulas de disputas novas para serem discutidas e debatidas exaustivamente, afim de que um novo formato do estadual sejá apresentado a partir de 2019. Assim, evitaremos que os campeonatos estaduais deixem de existir”, completou.

O presidente afirmou, também, que já está sendo buscado, junto ao diretor da Rede Globo, Fernando Manoel, uma melhora do contrato de transmissão dos jogos do Campeonato Baiano.