Globo Esportes

Boa parte dos campeonatos estaduais viverá sua etapa decisiva nos próximos dias. Já são conhecidos os times que farão a final em oito estados. No Rio Grande do Norte, o ABC foi precoce, conquistou os dois turnos e foi campeão potiguar de forma direta, no fim de semana passado. Aliás, o clube alvinegro, conhecido em sua região como “O Mais Querido”, faturou o título estadual pela 55ª oportunidade, um recorde absoluto no país.

Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pará não apresentam surpresas na decisão de seus campeonatos. Com a melhor campanha até aqui, o Cruzeiro tem vantagem na final do Mineiro contra o rival Atlético-MG. Bahia e Vitória se enfrentam primeiro na Fonte Nova e na semana seguinte, no Barradão. Tradicionais adversários, CSA e CRB farão dois confrontos no Rei Pelé para que se conheça o campeão alagoano.

Clássico com mais jogos na história do futebol – 743 até aqui -, o Re-PA vai definir mais uma vez quem será o dono do caneco no Paraense. Na edição atual, o Remo levou a melhor nos dois duelos com o Paysandu, que tem a chance de dar o troco no momento mais importante da competição. Rio de Janeiro e São Paulo só conhecerão seus finalistas no meio de semana. A única certeza é de que haverá clássico na decisão dos dois estaduais de maior apelo no país. Isso porque ambas as semifinais têm presença dos quatro grandes clubes de cada estado.