Globo Esportes

Dia 27 de junho, quarta-feira. O dia #14 da Copa do Mundo apresenta para duas das maiores campeãs um momento de decisão. Isso porque, com um tropeço cada até o momento, Brasil e Alemanha têm seus primeiros jogos de vida ou morte no torneio. A situação brasileira é mais confortável, e um empate contra a Sérvia garante a vaga nas oitavas. Já para os alemães, resta vencer para não depender de um resultado negativo da Suécia.

Os suecos, por sua vez, encaram o México, líder do Grupo F, onde, inclusive, nada está definido. Até mesmo a lanterna Coreia do Sul tem chances de avançar caso surpreenda a seleção alemã. As definições, em jogos simultâneos, acontecem a partir das 11h (de Brasília).

No Grupo E, o do Brasil, a Suíça encara a única seleção que já entra em campo derrotada nesta quarta: a Costa Rica. E um empate também basta para a seleção de Shaqiri e companhia ir às oitavas. A bola rola a partir das 15h.

Coreia do Sul e Alemanha protagonizam uma partida com cara de final pela última rodada do Grupo F. A seleção oriental precisa vencer para manter chances de classificação. À seleção europeia também só interessa a vitória. Um empate poderia até classificar a atual campeã, caso o México vença a Suécia no outro jogo da chave, mas a equipe de Joachim Löw quer uma vitória maiúscula para espantar qualquer desconfiança.

Mesmo com duas derrotas nas duas primeiras partidas, a Coreia do Sul chega com chances e, além de vencer a Alemanha, tem que torcer para uma vitória do México sobre a Suécia – a classificação seria definida pelos critérios de desempate. Acreditar até o último minuto é o lema dos sul-coreanos, que pretendem montar uma defesa sólida e apostar nos contra-ataques.

A Alemanha vai com tudo para cima da Coreia do Sul. Com uma derrota por 1 a 0 na estreia e uma vitória por 2 a 1 na segunda partida, a atual campeã quer melhorar seu saldo de gols caso a Suécia vença o México e a classificação seja definida pelos critérios de desempate. Com mudanças, Joachim Löw estudou o adversário e garante que os erros foram corrigidos e que a Alemanha está pronta para mostrar a força de uma seleção que lidera o ranking da Fifa.