Uol

Para a grande maioria dos clubes do Campeonato Brasileiro, restam apenas três rodadas para o final deste primeiro turno de competição. Dos 20 clubes, 15 deles já realizaram 16 partidas, três deles jogaram 15 vezes, apenas Vasco atuou em 14 partidas, devido a jogos adiados.

Assim, a disputa pelo troféu Osmar Santos, prêmio concedido!desde 2004 ao campeão do primeiro turno do Brasileirão, começa a ficar cada vez mais acirrada. Matematicamente, oito times ainda brigam pela taça: os sete primeiros colocados e mais o 12º Vasco, que, com dois jogos a menos, ainda pode alcançar o Flamengo se vencer todos os seus compromissos restantes no turno e contar com incrível combinação de derrotas dos rivais acima na tabela.

A grande briga mesmo deve ficar entre quatro equipes: Flamengo, São Paulo, Internacional e Atlético-MG, 1º, 2º. 3º e 4ª na tabela, respectivamente.

Grêmio (5º), Palmeiras (6º), Corinthians (7º) e Vasco (12º) ainda podem conquistar o turno, mas teriam que contar com uma rara combinação de resultados. Corintianos e vascaínos chegam no máximo nos mesmos 34 pontos do Flamengo.

Nas 14 edições do prêmio, apenas em três oportunidades os vencedores não terminaram como campeão brasileiro. Em 2008, o Grêmio levou o 1º turno, mas foi vice do Brasileirão perdendo o título para o São Paulo. No ano seguinte, foi a vez do Inter ganhar o Osmar Santos mas também acabar em 2º no final, após o título do Flamengo. E em 2012, o Atlético-MG largou na frente na primeira metade, mas viu o Fluminense ser campeão nacional.

Ou seja, desde 2004, 11 vencedores do 1º turno acabaram também sendo campeões ao final do Brasileiro. O atual detentor do troféu do LANCE! é o Corinthians, que em 2017 fez a melhor campanha de 1º turno da história, com 47 pontos conquistados e o incrível aproveitamento de 82,5%.