Globo ESportes

O Grêmio retorna às cercanias de Buenos Aires, a pouco mais de 15 quilômetros de Lanús, onde ergueu o tri da América em dezembro passado, para manter vivo o sonho e dar um passo rumo ao tetra continental. Nesta terça-feira, às 21h45, o Tricolor enfrenta o Estudiantes no Estadio Centenario Ciudad de Quilmes, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, em duelo repleto de história.

Gremistas e pinchas se reencontram às sombras da Batalha de La Plata, partida histórica entre as duas equipes na semifinal da Libertadores de 1983, que rendeu ao Grêmio a primeira taça da competição. Três décadas atrás, os gaúchos venciam por 3 a 1, mas cederam o empate em 3 a 3 contra um Estudiantes com sete jogadores, em meio à animosidade que emanava das arquibancadas, com argentinos exaltados pelo ambiente bélico da Guerra das Malvinas.

Como o próprio nome diz, a “batalha” foi disputada em La Plata. Diferente da partida desta terça. Os argentinos transferiram o confronto a Quilmes devido às obras em seu estádio e no Ciudad de La Plata, onde costuma mandar seus jogos. O duelo de volta está marcado para o próximo dia 28, às 21h45, na Arena do Grêmio.