CBF

A edição de 2018 do Brasileirão é uma das mais equilibradas dos últimos tempos. Isso todo torcedor já sabe. Disputa pelo título, briga por vaga na Libertadores, Sul-Americana e luta contra o rebaixamento. Essa última é a mais acirrada de todos os anos em que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes, a partir de 2006.

Tirando o lanterna Paraná, que está mais distante dos demais, pode-se colocar que oito times ainda estão na briga para não cair para a Série B do ano que vem: Bahia, Ceará, Vasco, Botafogo, América-MG, Chapecoense, Sport e Vitória. A diferença do Vitória para o rival Bahia é de apenas quatro pontos. E eles não estão próximos. O Rubro-Negro é o penúltimo colocado, com 33 pontos, e o Tricolor é o 12º, com 37.

Desde 2006, ano em que o Brasileirão passou a ter 20 equipes, é a menor diferença da história entre o 12º e o 19º colocado. Nesta situação, uma vitória pode colocar o time na zona de classificação para a Sul-Americana. A derrota, no entanto, aproximaria ainda mais da Série B de 2019. A reta final do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções na parte de baixo da tabela.