Gazeta Esportiva

Uma das maiores rivalidades entre seleções no mundo da bola é Brasil e Uruguai. O peso do confronto já se faz valer quando o assunto é Copa do Mundo. São sete títulos ao total, com cinco a favor dos brasileiros, contra duas dos uruguaios. Além disso, somam 23 Copas América (17 do Uruguai e 8 do Brasil), e 3 Ouros Olímpicos (2 da Celeste e um da Seleção Canarinho).

No entanto, a Seleção Brasileira leva vantagem confortável no que diz respeito ao confronto direto. São 75 jogos, com 35 vitórias do Brasil, 20 empates e 20 derrotas. Entre esses duelos, o mais marcante sem dúvida nenhuma foi a histórica vitória uruguaia por 2 a 1, em 1950, no Mundial disputado justamente no país dos pentacampeões.

Em clima de otimismo por sediar a maior competição do futebol no mundo, o Brasil era considerado o grande favorito. No entanto, acabou sendo derrotado pelo Uruguai, na partida que ficou marcada para sempre na história do esporte, e conhecido como Maracanazo pelos sul-americanos. Na ocasião, Friaça abriu o placar para a Seleção verde e amarelo, mas acabou levando a virada com Schiaffino e Ghiggia.

A última vez em que a Celeste bateu o Brasil foi em 1º de julho de 2001, pelo placar de 1 a 0, em gol de pênalti marcado por Magallanes. O jogo era válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte, que seria vencida pelos comandados de Luiz Felipe Scolari. Assim, o Uruguai tentará quebrar um tabu de 17 anos sem vencer o Brasil nesta sexta-feira, no Emirates Stadium, casa do Arsenal, em Londres, na Inglaterra.

Em 2009, sob o comando de Dunga, a Seleção Brasileira goleou o Uruguai por 4 a 0, quebrando um tabu de 33 anos sem ganhar no lendário estádio Centenário. Os tentos daquele encontro foram anotados por Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká. Com Tite mais uma goleada frente a Celeste: 4 a 1, com bela exibição de Paulinho, que fez três gols e Neymar, este também deixou sua marca em um tapa de cobertura com categoria.

Nesta sexta-feira, o encontro entre Brasil e Uruguai não vale muita coisa. As seleções buscam a melhor preparação possível para a Copa América do ano que vem. Assim, os comandados de Tite e Óscar Tabárez querem mostrar força, para mostrarem que estão de fato, prontos para a competição. A partida será realizada às 18h00 (horário de Brasília), em Londres.