Globo Esportes

Uma vitória diante de sua torcida, no estádio Rei Pelé, garantia ontem ao CSA o acesso à Série A. A derrota por 1 a 0 para o Avaí deixou um gosto de frustração, mas o clube alagoano ainda depende apenas de suas forças para se tornar mais uma equipe nordestina na elite nacional. Basta vencer o rebaixado Juventude na última rodada para se juntar ao Fortaleza, primeiro clube do Nordeste a assegurar sua vaga na Série A.

A região pode ter um recorde de representantes ano que vem: cinco ou até seis clubes. O Bahia também já está garantido. Se mais de quatro times da região estiverem na elite, será a maior participação nordestina nos pontos corridos (desde 2003).

Para dirigentes locais, a Copa do Nordeste foi um fator importante de crescimento. Mas, no caso do Fortaleza, o que valeu foi a carta branca da diretoria para a participação detalhista de Rogério Ceni no título da Série B.

O técnico se envolveu tanto no dia a dia do Fortaleza que fez uma sugestão inusitada ao pessoal da cozinha. A disposição das saladas no bufê não lhe agradava. A ideia dele foi separar cenoura em um pote, beterraba em outro, e assim sucessivamente, para que os jogadores tivessem a liberdade de escolha. Nem mesmo o azeite era mais derramado antecipadamente.