Globo Esportes

Realizada em seis estádios de cinco cidades brasileiras, a Copa América 2019 vai preparar e reservar o gramado de cada campo utilizado na competição a partir de 14 de maio – 30 dias antes do início do torneio de seleções. Os jogos neste período serão restritos e vão depender de avaliação e inspeções periódicas de uma consultoria contratada pela organização do torneio, informou o Comitê Organizador Local da Copa América 2019.

Cada estádio escolhido como sede do torneio – Maracanã, Morumbi, Arena Corinthians, Mineirão, Fonte Nova e Arena Grêmio – assinou termo com o compromisso de resguardar o campo de jogo 30 dias antes da primeira partida pela competição que começa dia 14 de junho. Nos dias de jogos e véspera das partidas no sul-americano, o controle dos estádios é 100% da organização.

Os clubes brasileiros – Flamengo e Fluminense jogam no Maracanã, Cruzeiro, no Mineirão, São Paulo, no Morumbi, Grêmio e Corinthians em suas arenas particulares e Bahia, na Fonte Nova – já sabem que dificilmente terão vida normal entre maio e o fim da competição, em julho.

O Campeonato Brasileiro de 2019 só para dia 12 de junho – dois dias antes da abertura da competição sul-americana de seleções. Há expectativa, no entanto, de que as inspeções até a véspera da competição permitam alguma partida até o fechamento total para a competição. Além do Brasileiro, o período de resguardo dos gramados prevê jogos da Copa do Brasil e Libertadores.

Seguindo o regulamento atual da Conmebol, que endureceu as regras de segurança após episódios de violência nas finais da Sul-Americana 2018 e da Libertadores 2019, há restrições para entradas de objetos com torcedores. Um “Código de Conduta no Estádio” coloca entre as proibições cartazes ou bandeiras maiores do que 2m x 1,5m.

s regras de comportamento do torcedor também condenam ofensas racistas, xenófobas ou de qualquer natureza. Em casos desse tipo, torcedores e profissionais credenciados para a competição terão primeiro orientação da organização do evento e, caso insistam no comportamento, as pessoas serão retiradas dos estádios.