Uol

Internacional e Santos são os times com maior número de estrangeiros no Campeonato Brasileiro, cada um com sete jogadores, enquanto a Argentina é o país que mais forneceu “pé de obra” para os participantes da competição, que começa neste sábado. Apenas dois clubes, Bahia e Ceará, não contam com qualquer jogador nascido fora do Brasil.

O levantamento foi feito a partir dos sites oficiais dos 20 integrantes da Série A, com base nos elencos listados. O Inter tem os argentinos Víctor Cuesta, Andrés D’Alessandro, Martín Sarrafiore, os uruguaios Nico López e Jonathan Álvez, o peruano Paolo Guerrero e o colombiano Santiago Tréllez. O Santos, por sua vez, tem os colombianos Felipe Aguiar e Jonathan Copete, o paraguaio Derlis González, o peruano Christian Cueva, o uruguaio Carlos Sánchez, o venezuelano Yeferson Soteldo, além do costa-riquenho Bryan Ruiz, que não vem atuando.

O Peixe, aliás, é o único time da elite do futebol brasileiro que conta com um técnico estrangeiro, o argentino Jorge Sampaoli.

Vale lembrar que, na Série A, cada equipe só pode relacionar cinco jogadores nascidos em outros países para as partidas, diferente do que acontece na Taça Libertadores e na Copa Sul-Americana, em que não há restrições.

No ranking dos países presentes, a Argentina lidera com 18 representantes, seguida pela Colômbia, que tem 15, e Uruguai, que tem dez e fecha o ‘top-3’. Na sequência, aparecem Paraguai (nove), Equador e Peru (quatro), Chile e Venezuela (dois) e Costa Rica (um).

Confira 1ª Rodada
Sábado
16:00
São Paulo-SP x Botafogo-RJ
19:00
Atlético-MG x Avaí-SC
Chapecoense-SC x Internacional-RS
21?00
Flamengo-RJ x Cruzeiro-MG
Domingo
11:00
Grêmio-RS x Santos-SP
16:00
Ceará-CE x CSA-AL
Bahia-BA x Corinthians-SP
Athletico -PR x Vasco da Gama-RJ
19:00
Palmeiras-SP x Fortaleza-CE
Fluminense-RJ x Goiás-GO