Terra

Já vem sendo assim há vários anos. No Brasileiro, os clubes paulistas têm sido bem mais produtivos que os cariocas. Na atual edição da competição, com 13 rodadas disputadas, os quatro grandes de São Paulo somaram 101 pontos. Enquanto isso, o quarteto do Rio só obteve 69 pontos.

Como consequência, o número de vitórias e de derrotas entre eles também é um disparate. Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians já venceram, juntos, 28 jogos, contra 19 bons resultados alcançados por Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense.

Os paulistas perderam somente cinco vezes até o momento. Os cariocas, 21. Em gols marcados, há um equilíbrio: 72 a 67 para a turma de São Paulo. Mas, em gols sofridos, os números são bem mais elásticos e expressivos: 31 x 68.

O Santos lidera com folga o Brasileiro, seguido pelo Palmeiras. Desenha-se assim o que vem ocorrendo desde 2015, quando o futebol paulista conquistou o título, com o Corinthians. Em 2016, foi a vez do Palmeiras. O Corinthians voltou ao topo do pódio em 2017 e, no ano passado, o time dirigido por Luiz Felipe Scolari venceu de novo.