Globo Esportes

A primeira lista de Tite após a Copa América vai seguir a tendência de renovação gradual do selecionado brasileiro desde o fim da Copa do Mundo. A comissão técnica vai completar observação in loco de 11 jogos de equipes brasileiras no confronto entre Grêmio x Athletico, nesta quarta-feira na arena gremista. A ideia é oferecer as primeiras chances a nomes que atuam no futebol brasileiro, mas ainda com a base da equipe campeã continental.

Jogadores que foram reservas na competição continental devem ganhar mais rodagem, casos do goleiro Ederson, do zagueiro e lateral Éder Militão, dos meias Allan e Lucas Paquetá. Novatos e veteranos que atuam no futebol europeu devem mesclar a lista – o novo contratado do Atlético de Madrid, Renan Lodi, está bem cotado com Tite.

Fabinho, do Liverpool, tem boa chance de aparecer na lista de 23 convocados que será divulgada nesta sexta-feira, a partir das 11h, na sede da CBF. Há problemas a serem resolvidos, casos da lesão de Alisson e duas incógnitas: Neymar e Philippe Coutinho, que estão em vias de transferência de PSG e Barcelona, respectivamente. A princípio a ausência em jogos oficiais não seria problema, mas a demora na resolução dos dois casos está sob análise da comissão.

Com apelo dos clubes brasileiros – Renato Gaúcho pediu em coletiva de imprensa que seus jogadores fossem poupados -, Tite e sua comissão decidiram poupar jogadores de Grêmio, Athletico, Internacional e Cruzeiro na lista.

O Brasil enfrenta Colômbia dia 6 de setembro, em Miami, e depois joga contra o Peru, no dia 10, em Los Angeles. Ou seja, em caso de convocados do quarteto, os jogadores perderiam o segundo jogo da semifinal – 4 de setembro – e a primeira partida da final da competição, dia 11 de setembro.