Estadão

A Universidade de Leeds fez um estudo para acompanhar possíveis reflexos do futebol na saúde. E o resultado foi bom para os fãs do esporte: há muitas coisas que podem ser benefícios (mas também alguns riscos). A pesquisa acompanhou 25 torcedores com idades entre 25 e 60 anos durante três jogos.

A conclusão do estudo é que torcer para o seu time do coração funciona como um “estresse positivo”, como se fosse um exercício cardiovascular moderado.

“Ficou claro que os torcedores são apaixonados pelo jogo, com a frequência cardíaca elevada durante a partida, em níveis similares a uma caminhada rápida. Em última análise, torcer pela sua equipe em um jogo de futebol é equivalente a um exercício cardiovascular moderado e, dependendo do resultado da partida, um impulso ou queda psicológica.

Durante a pesquisa, os batimentos cardíacos dos participantes chegaram a 130 batimentos por minuto, 64% a mais que o normal. Um gol do Leeds aumentou a frequência em 27%, e um gol do adversário, em 22%. E assistir no estádio, e não pela TV, aumentava em 11% os batimentos. Vale ressaltar que um dos jogos foi a partida entre Leeds para o Derby County, na qual a equipe perdeu a chance de subir para a primeira divisão.

O estudo também mediu os efeitos psicológicos: uma vitória deixava o humor das pessoas muito melhor por cerca de 24 horas após ela ser concretizada. Já quando perde, o mau-humor permaneceu por mais tempo, até alguns dias. Do mesmo jeito, a pressão arterial dos fãs caía após vitórias e aumentava após derrotas.

Fica a dica: torcer para o seu time pode ajudar, mas também podem ser necessários alguns cuidados.