Futebol Interior

Como era esperado saiu o ‘campeão simbólico’ do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B. É o Bragantino que goleou o CRB e abriu quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Coritiba. Já são OITO pontos sobre o quinto colocado, o Cuiabá, o que deixa o time paulista como favorito ao título e ao acesso da temporada.

Com a vitória em Alagoas por 3 a 0, o Bragantino atingiu os 38 pontos, um a mais do que o Fortaleza fez ano passado e depois conquistou o título e o acesso na Série B. O CRB continuou com 27 pontos, em oitavo lugar.

A expectativa é de que o Coritiba se mantivesse encostado, porém, o Coxa empatou por 1 a 1 em casa com o Vitória. O time paranaense terminou com 34 pontos, na vice-liderança, deixando o Vitória, por enquanto fora da zona de degola, com 20 pontos, em 16.º lugar.

Na briga direta dentro do G4, Sport e Atlético-GO empataram por 1 a 1 na Ilha do Retiro. Um resultado justo e que deixou o time goiano em terceiro e o pernambucano em quarto. Ambos têm os mesmos 31 pontos, porém, o Atlético leva vantagem no número de vitória: 8 a 7.

Três times paulistas voltaram a decepcionar. A Ponte Preta perdeu por 1 a 0 para o Brasil, em Pelotas (RS), se mantendo com 27 pontos, porém, agora em décimo lugar. O Brasil, em recuperação, aparece com 25 pontos, em 12.º lugar.

O Oeste, ‘Rei dos Empates’ desta vez não conquistou nem um pontinho. Perdeu por 3 a 1, de virada, para o Criciúma. O time catarinense deixou a zona de degola, com 21 pontos em 14.º lugar. O Oeste segue na zona de rebaixamento, com 19 pontos, em penúltimo lugar.

Em Ribeirão Preto, num jogo equilibrado, o Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Paraná, que não vencia há sete rodadas. Os botafoguenses fecham o turno com 27 pontos, em nono lugar. Os paranaenses chegam aos 28 pontos, em sétimo.

Em Ponta Grossa, o Operário chegou à sétima partida sem derrota em casa, com seis vitórias. Desta vez passou pelo Figueirense, por 1 a 0. O time do Paraná fecha o turno em sexto lugar, com 28 pontos. De outro lado, o Figueirense completou 10 jogos sem vitória e, em baixa, aparece com 21 pontos, em 15.º lugar.

Em Goiânia o Vila Nova vacilou ao empatar sem gols com o Cuiabá, outra surpresa da competição. O time do Mato Grosso chega aos 30 pontos, em quinto lugar. De outro lado, o Vila Nova caiu para a zona de degola, com 20 pontos. Tem a mesma pontuação do Vitória, porém, o time baiano leva vantagem no número de vitórias: 5 a 4.

A rodada e o primeiro turno vai ser fechada na quarta-feira com dois jogos. O G4 não vai ser modificado, mas é possível ter alteração no Z4 – zona de degola. O lanterna Guarani, com 13 pontos vai receber o Londrina, com 25 pontos, em 11.º e sem vencer há cinco rodadas.