Futebol Interior

A Série B do Campeonato Brasileiro encerrou seu primeiro turno na última quarta-feira e o Bragantino fechou o período conquistando de maneira simbólica a primeira colocação nessa fase ao vencer o CRB por 3 a 0 jogando no estádio Rei Pelé.

Entretanto, se no caso da elite nacional terminar na liderança da competição historicamente é um ótimo indício de que a equipe terminará faturando a taça, o mesmo não pode ser dito da segundona se analisarmos como as campanhas se desenvolveram ao longo da história.
Desde 2006 disputado no modelo de turno e returno por pontos corridos, as 13 edições do Brasileirão da Série B tem uma divisão mais favorável a times diferentes na ponta do primeiro e do segundo turno do que “campeões repetidos”. Enquanto seis vezes o time se manteve na ponta, nas outras sete houve mudança no posto.

Os números mais próximos entre os dois aspectos foram, em muito, graças as duas últimas edições onde América-MG e Fortaleza conseguiram estruturar campanhas regulares o suficientes para se sustentarem na liderança nos dois turnos.

Um fato curioso nesse aspecto é o fato de que, em todas as oportunidades que um clube paulista conseguiu a ponta da tabela nesse período, teve regularidade para ser campeão: Corinthians (2008), Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013).

Confira os jogos que abrem o returno:
Hoje
19:15
Paraná-PR x Vila Nova-GO
21:30
Vitória x Botafogo-SP
Cuiabá-MT x Criciúma-SC
Sábado
11:00
Oeste-SP x Sport-PE
16:30
Ponte Preta-SP x Coritiba-PR
Atlético-GO x São Bento-SP
Londrina-PR x CRB-AL
Figueirense-SC x Guarani-SP
19:00
Bragantino-SP x Brasil-RS
América-MG x Operário-PR