FBF

Este sábado (14) é dia de festa no futebol baiano. Uma das mais antigas Federações do país, a Federação Bahiana de Futebol completa 106 anos de fundação.

Fundada em 14 de setembro de 1913, a entidade construiu, ao londo destes 106 anos, uma historia de sucesso. Dedicação e trabalho não faltaram a quem por ela passou.

Foram diversos presidentes que contribuíram para a trajetória brilhante da FBF. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade, Virgílio Elísio e Ednaldo Rodrigues.

Em janeiro deste ano, assumiu a presidência da entidade o jovem Ricardo Nonato Macedo de Lima. Aos 36 anos, o analista de sistemas ingressou na FBF em 2004, como estagiário do Departamento de Tecnologia da Informação. Em seguida, ele atuou como Delegado Financeiro e passou pelos Departamentos de Competições e de Registros. Neste último, foi coordenador, subdiretor e diretor. De 2015 ao início de 2019, Ricardo Lima foi vice-presidente na gestão de Ednaldo Rodrigues.

Ao lado do presidente no comando da entidade está o advogado Manfredo Lessa Pinto, de 52 anos. A história do vice-presidente na FBF começou há 25 anos, em 1994, quando, após atuar como procurador do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, ingressou na Federação no cargo de assessor jurídico. Já de 2009 a 2015, ele foi vice-presidente pela primeira vez, durante um mandato de Ednaldo Rodrigues.

Entidade máxima do futebol no estado, a FBF tem no seu calendário sete competições oficiais e colabora, como parceira, de muitas outras, organizadas por Ligas Desportivas e prefeituras. É de responsabilidade da entidade a organização do Baianão Profissional Série A, Baianão Profissional Série B, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17, Campeonato Intermunicipal, Baianão Feminino e Copa Governador do Estado. Esta última é uma competição opcional e não é realizada em todas as temporadas.

Já entre as que a FBF atua como parceira e colaboradora, estão Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, e a Salvador Cup Sub-13/15/17, organizada pela Salvador Produções e o Jacuipense.

Nesta data importante, o presidente Ricardo Lima não esqueceu de agradecer o apoio de todos que contribuem e contribuíram para o sucesso da FBF. “Neste dia de festa para a entidade, não posso deixar de agradecer aos nossos filiados, Conselho Fiscal, árbitros, Governo do Estado, Prefeituras, imprensa esportiva, torcedores, Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia, Polícia Militar, Ministério Público, CBF, patrocinadores e parceiros. Divido as felicitações recebidas, também, com nossos diretores, funcionários e colaboradores. Sem eles, nada disso seria possível. São 106 anos de uma bela história. Tenho a certeza de que, juntos, escreveremos muito mais capítulos de sucesso”, disse.

História – A história da FBF começou a ser escrita em 1901, antes mesmo de sua fundação. Em 28 de outubro daquele ano, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não abalou o esporte e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

Homenagens – Durante as últimas horas, diversos dirigentes autoridades e parceiros enviaram mensagens de felicitações à FBF. Foram presidentes de clubes e ligas, autoridades e representantes de órgãos públicos que não deixaram a data passar em branco.