Globo Esportes

Pela segunda vez seguida, a Bélgica fecha o ano no topo do ranking mundial da Fifa. A entidade divulgou nesta quinta-feira a última edição da lista em 2019, que mantém os belgas como primeiros colocados – assim como em dezembro de 2018. O Brasil termina o ano no terceiro lugar, atrás da França, sem mudanças com relação ao ranking de novembro.

Não há alterações relevantes em comparação à última lista divulgada – uma vez que não houve Data Fifa neste mês. Desta forma, a Inglaterra segue na quarta colocação, e o Uruguai, na quinta. Completam o top 10 as seguintes seleções: Croácia, Portugal, Espanha, Argentina e Colômbia.

Ao terminar o ano no topo do ranking, a Bélgica leva o prêmio simbólico de “Seleção do Ano”. O título de “Ascensão do Ano” fica para o Catar, anfitrião da Copa do Mundo de 2022. A seleção do Oriente Médio surpreendeu ao conquistar a Copa da Ásia neste ano e ainda participou da Copa América no Brasil, ganhando 38 colocações e terminando 2019 como 55º colocada. Seu crescimento foi de 138 pontos.

O próximo ranking mundial da Fifa será divulgado apenas em 20 de fevereiro do ano que vem. As primeiras Data Fifa – espaço no calendário reservado para jogos de seleções – serão no fim de março.