Atarde

Juntando os cacos de uma eliminação precoce na Copa do Brasil na última quarta e de um Ba-Vi fracassado no último sábado, o Bahia levanta a cabeça e começa a olhar para o futuro. Nesta quarta-feira, 12, parte para a estreia na Copa Sul-Americana, contra o Nacional (PAR). E, ao elenco principal, estão integrados aqueles que vêm tendo destaque no time de transição e podem ser opções de mudança para o estilo de jogo do técnico Roger Machado.

Ao todo, foram sete ‘promovidos’: os goleiros Fernando e Mateus Claus, o zagueiro Ignácio, o lateral Willean Lepo, os meias Arthur Rezende e Ramon, e o atacante Gustavo entraram na lista de inscritos para o torneio continental. Como a próxima rodada do Baianão é apenas no dia 1º de março, em novo Ba-Vi, eles terão nos jogos de ida e volta da Sul-Americana uma chance de mostrar serviço. Vale lembrar que o Bahia lidera invicto o estadual.

Fernando e Mateus Claus, apesar do mau momento de Douglas, dificilmente serão aproveitados. Com João Pedro e Nino Paraíba no elenco, Willean Lepo só adquire experiência. Ignácio tem feito uma boa temporada, mas só deve entrar caso algum dos zagueiros se machuque. Do meio para a frente, porém, estão as peças que realmente podem fazer diferença.

A primeira delas é Ramon. Com apenas 22 anos, o volante foi titular em 36 jogos do Vila Nova na Série B de 2019. Canhoto, tem aquilo que hoje os dois volantes titulares do time de Roger Machado não têm: qualidade com a bola no pé. Durante os cinco jogos do Baianão, foi o responsável por organizar o meio de campo e é o principal no quesito passes que resultam em assistências. Dois gols do Bahia nasceram de jogadas criadas por ele.

Além disso, em cinco jogos, tem dois gols – ambos de pênalti – e é o artilheiro do Esquadrão no estadual. Tanto Gregore como Flávio, desde que chegaram ao Bahia, ainda não marcaram balançaram a rede. A reportagem apurou que Ramon deve treinar nesta terça, 11, com o time principal.