Correios

Mais de dois meses após a paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas quatro clubes da Série A retomaram as atividades nos seus centros de treinamentos. Mesmo sem a definição de quando vão disputar partidas novamente, Internacional, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG iniciaram os trabalhos com os seus elencos.

A dupla do Rio Grande do Sul foi a primeira a trabalhar em seus CT’s. Grêmio e Internacional aproveitaram decreto da Prefeitura de Porto Alegre e reiniciaram os treinos na primeira semana de maio. Jogadores e funcionários precisaram passar protocolos de saúde que incluem o teste para a covid-19 e regras de distanciamento.

Mesmo com as restrições impostas, ontem os jogadores do colorado foram para o campo e, sob o comando do técnico Eduardo Coudet, fizeram um trabalho tático de posse de bola e toques curtos. Existe a previsão de que o Campeonato Gaúcho volte a ser disputado a partir da segunda quinzena de junho, mas nada está garantido.

Outro que se beneficiou decisão municipal para voltar aos treinos foi o Atlético-MG. No caso do Galo, a autorização veio da prefeitura de Vespasiano, município localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte e onde fica localizada a Cidade do Galo.

Jogadores e funcionários também passaram por protocolos de segurança. Além de testes diários para a covid-19, eles responderam questionário com perguntas sobre sintomas da doença e foram organizados em grupos diferentes de treino.

Alguns atletas, o técnico Jorge Sampaoli e membros da comissão técnica chegaram a usar máscaras durante a atividade. Além disso, o Galo montou uma barreira sanitária na porta do CT.

De acordo com a secretária municipal de Saúde do Rio, Ana Beatriz Busch, os treinos nos CTs estão proibidos pelo menos até a próxima segunda-feira (25), quando uma reunião vai ser realizada para discutir a retomada das atividades.

“O retorno aos treinos, físicos ou táticos, ainda não está permitido, ao menos até dia 25, quando vamos rediscutir. O médico (Dr. Tannure, do Flamengo) ficou de levar à presidência e nos dizer o que está acontecendo lá de verdade. Nós ficamos sabendo pela imprensa”, afirmou a secretária sobre os treinos do Fla.

Enquanto Grêmio, Inter, Atlético-MG e Flamengo retomam as atividades no campo, os outros 16 clubes da Série A – que representam 80% dos participantes do Brasileirão -, aguardam a indicação das autoridades de saúde.