Ogol

A J.League, liga profissional de futebol do Japão, anunciou, nesta sexta-feira, as datas para o retorno das competições: 4 de julho para a primeira divisão e 27 de junho para a segunda e terceira divisões.

A princípio, os times vão disputar jogos apenas contra adversários geograficamente mais próximos para diminuir as viagens e riscos de infecção.

O novo calendário deve ser anunciado dia 15 de junho e espera-se que seja possível disputar todas as rodadas sem maiores mudanças no regulamento – até o momento, está confirmado que não vai ter rebaixamento.

O futebol no Japão havia sido interrompido com apenas uma rodada da J1 League disputada, nos dias 22 e 23 de fevereiro. A J2 e a fase de grupos da Copa Levain também só tiveram uma rodada antes da paralisação, enquanto a J3 ainda não tinha começado.

Com a diminuição acentuada do número de casos e mortes, o governo japonês suspendeu o estado de emergência em todas as províncias, autorizando todos os clubes para voltar aos treinos. Há ainda a expectativa, desde que respeitando as regras sanitárias e de distanciamento, que as partidas voltem a ter público ainda no mês de julho.