Uol

A briga entre Globo, Flamengo, Ferj, que resultou no rompimento da emissora com o Campeonato Carioca, pode resultar numa mudança no calendário brasileiro. De acordo com uma reportagem do UOL Esporte, a brecha deve iniciar discussões para a redução dos Campeonatos Estaduais, pauta que agrada a emissora há algum tempo.

Apesar de pagar uma quantia milionária pelos Estaduais, os torneios não dão mais tanto retorno quanto a Globo gostaria. Nem financeiro, nem de audiência. Principalmente com as grandes equipes deixando a competição em segundo plano para focarem na Libertadores ou Copa do Brasil, que se iniciam também no início do ano.

Durante dezembro e abril, período que acontece os regionais, a venda de pacotes de pay-per-view cai em larga escala. Isso reflete o desinteresse não só dos clubes, mas também dos torcedores. E o PPV é justamente onde a emissora angaria maior parte dos lucros.

Segundo a publicação do UOL, há dentro da Globo uma corrente que defende a ampliação do Campeonato Brasileiro para dez meses. Sendo assim, o principal torneio do país ocuparia todo o calendário, sendo disputado simultaneamente com os Estaduais, que consequentemente seriam realizados em datas menos importantes. A intenção é que os times de Série A e B só entrassem nas fases decisivas.

O vínculo da Globo com a Ferj pelo Campeonato Carioca tinha duração até 2024 e obrigava um número mínimo de 17 datas. Já o acordo com o Paulistão e com o Gaúcho vai até 2021 apenas. Portanto, a emissora planeja uma revisão dos acordos e uma possível revisão das fórmulas de disputa de ambas as competições.