Uol

O técnico Tite contou que ele e a comissão técnica da seleção brasileira criaram o hábito de, durante a pandemia do novo coronavírus, acompanhar as transmissões de jogos sem áudio. Em vídeo publicado pela CBF TV, o treinador contou que, neste período em que não foram realizadas observações presenciais, a equipe de analistas continuou a monitorar os jogadores, mas evitou assistir aos jogos com áudio para que opiniões de comentaristas e narradores não interferissem em um exercício que criaram para melhorar a análise.

“Uma das formas que a gente desenvolveu virtualmente era assistir ao jogo e não ouvir comentários e narrações. E nós fazíamos uma análise projetando como se fossemos técnico da equipe e dar as orientação no intervalo, era uma forma criativa que nós tivemos”, disse.

“Se tu ouve um comentário, uma narrativa, emocionalmente você vai estar sendo interferido no jogo, a gente procurou dentro daquelas outras criatividades exercitar essa também”, completou.

Com a volta do Campeonato Brasileiro neste fim de semana, as observações presenciais serão retomadas pela comissão da seleção, mas com adaptações por causa da pandemia. De acordo com o coordenador do departamento, o ex-jogador Juninho Paulista, neste primeiro momento apenas um profissional será escalado por partida.

“A gente está se organizando para ver ‘in loco’. Antes eram dois, sempre um discutindo com outro agora, vamos colocar um observador em cada jogo, até pela preocupação de ter menos pessoas no estádio possível”, disse.

O próximo jogo da seleção brasileira será realizado no dia 9 de outubro, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.