Isto É

Há apenas dez anos, o francês PSG e o alemão RB Leipzig estavam longe da elite europeia. Mas nesta terça-feira (16h00 hora de Brasília), a ambiciosa equipe parisiense e o surpreendente esquadrão alemão se enfrentarão em busca de uma vaga na sua primeira final a Liga dos Campeões.

Este será o primeiro dos dois confrontos franco-alemães nas semifinais da principal competição europeia, já que o Lyon e o Bayern de Munique se enfrentam na quarta na luta pela outra vaga na final.

A partida entre o Paris Saint-Germain e o RB Leipzig levará a campo dois projetos relativamente novos que colocaram em questão a hegemonia dos grandes clubes do continente.

Pela primeira vez desde 2005, nem Lionel Messi nem Cristiano Ronaldo, vencedores de nove das últimas 15 edições com os respectivos clubes, vão estar presentes nas semifinais, que este ano também não contará com nenhum representante inglês, espanhol ou italiano, algo que não ocorre desde 1996.

Na ausência de Real Madrid, Milan, Liverpool ou Barcelona, apenas o Bayern resiste ao surgimento das novas potências europeias, encarnadas no PSG de Neymar e na versão Red Bull de Leipzig.