GE

De um lado, Eduardo Coudet e seu cachecol já icônico. Do outro, Jorge Sampaoli e suas não menos inconfundíveis tatuagens espalhadas pelos dois braços. À beira do campo, os dois conterrâneos darão um toque argentino – sempre a gritos enérgicos – ao duelo direto entre Inter e Atlético-MG pela ponta de cima do Brasileirão, neste sábado, às 19h, no Beira-Rio, pela 5ª rodada.

As duas equipes estão entre as líderes por pontos no Nacional. Colorado e Galo somam os mesmos 9 pontos do Vasco, líder devido ao saldo de gols, de seis. O Inter é o segundo, com cinco gols de saldo, e o Atlético aparece em terceiro, com três.

Iguais em pontos, iguais na nacionalidade à beira do campo. Os dois treinadores não são apenas conterrâneos e colegas de profissão. São também amigos. A partida opõe uma amizade forjada pelo futebol e alimentada também longe das quatro linhas.

Antes de assumir o Inter, Coudet telefonou para Sampaoli e buscou informações sobre o futebol brasileiro. A amizade ecoa também nas linhas de trabalho semelhantes. Os dois técnicos primam por um estilo de jogo ofensivo e agressivo, de muita intensidade. Um futebol protagonista.

Ambos também são muito reservados, fechados em um círculo de confiança que vai muito pouco além de suas comissões técnicas. E costumam participar e até centralizar decisões. Sem falar no espanhol, sempre presente em suas entrevistas coletivas. Houve elogios mútuos antes da partida.