Super Esportes

Ofensivo, dominante e sem correr grandes riscos. Neste domingo, o Atlético executou o “manual” do técnico Jorge Sampaoli e, ainda que tenha apresentado certa dificuldade para criar em alguns momentos, foi o dono do jogo no Mineirão. E mais que isso: venceu o Tombense por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Mineiro pela 45ª vez na história.

No jogo de ida disputado na última quarta-feira, o Atlético já havia vencido por 2 a 1, no mesmo estádio. Apesar de ter conquistado a vantagem de ser campeão mesmo com o empate neste domingo, o time alvinegro não adotou postura defensiva, fez o que dele se esperava e se impôs diante de um adversário que tem nível de investimento bem inferior. De cabeça, Jair marcou o único gol do jogo.

O Atlético não conquistava o Estadual desde 2017, quando superou o arquirrival Cruzeiro na decisão. Nas duas temporadas seguintes, acumulou vice-campeonatos em finais perdidas justamente para o time celeste. A conquista finda, ainda, outros dois jejuns: o de Sampaoli, que não era campeão há cinco anos, e o da gestão comandada pelo presidente Sérgio Sette Câmara, vitoriosa em uma competição pela primeira vez.