Terra

A campanha história do Flamengo no Brasileiro de 2019, quando conquistou o título com sobras e somando 90 pontos, algo jamais alcançado por outro clube no sistema de pontos corridos, pode até ser repetida em 2020. Para isso, no entanto, a equipe teria de vencer 26 das 32 partidas que ainda vai disputar.

No ano passado, foram 28 vitórias e seis empates do Rubro-Negro no Brasileiro, com apresentações que mais pareciam espetáculos e encantaram torcedores de vários clubes.

Até o momento, no entanto, em 18 pontos possíveis, o Flamengo só conseguiu oito. Obteve apenas duas vitórias e dois empates em seis partidas, com atuações que não lembram nem de longe as exibições de 2019, notadamente as que contavam com Jorge Jesus à beira do campo.

Com o elenco mais caro do futebol brasileiro e jogadores cobiçados por grandes clubes da Europa, o time carioca sentiu de forma acentuada os efeitos da paralisação das competições por quatro meses, em decorrência da pandemia de covid-19.

Os primeiros de seus jogos pela edição atual do Brasileiro mostraram isso. Também ficou clara que a troca de Jorge Jesus por Domènec Torrent desequilibrou taticamente a equipe. Nessa quarta (2), o Fla enfrenta o Bahia, fora de casa,