MSN

Exatos 15 dias depois de anunciar que desejava deixar o Barcelona, Lionel Messi treinou pela primeira vez sob ordens de Ronald Koeman e com os companheiros de time, nesta quarta-feira (9). Ele se apresentou ao lado do brasileiro Philippe Coutinho após o segundo teste PCR de ambos dar negativo para COVID-19.

Na manhã de hoje, eles também tiverem a companhia de Ansu Fati, Sergio Busquets e Frenkie de Jong, que retornaram de compromissos com suas seleções, além de Luís Suárez e Arturo Vidal, cujas saídas estão sendo encaminhadas e, enquanto isso não é resolvido, treinam normalmente com o elenco blaugrana sob orientação do treinador holandês.

Messi estava afastado do grupo do Barcelona desde 14 agosto, dia da goleada sofrida para o Bayern de Munique por 8 a 2 pelas quartas de final da Champions League. O último treino dele com o grupo havia sido na véspera do duelo.

Aquele resultado foi a gota d’água na relação entre o argentino e a direção do Barcelona, que vinha se desgastando ao longo das últimas temporadas. Tanto que, em 25 de agosto, ele fez um pedido oficial para deixar o clube nesta janela de transferência.

Desde então uma crise tomou o Camp Nou e foram muitas reviravoltas que acabaram por assegurar o “fico” de Messi. Mas nos bastidores um grupo de opositores busca assinaturas para uma moção de censura contra o presidente Josep Maria Bartomeu.

Antes de se reunir ao grupo, Messi trabalhou sozinho na segunda-feira e fez o primeiro teste PCR. Na terça, antes de submeter-se ao segundo teste, voltou a exercitar-se sozinho. Como os resultados de ambos os testes foram negativos, ele foi liberado.

E ele já tem data para uma possível estreia na temporada. Deve ser utilizado por Koeman no próximo sábado, em amistoso contra Nàstic de Tarragona, no estádio Johan Cruyff. Será oo primeiro teste do time na pré-temporada.

A partida coinciderá com o fim de semana de abertura da LaLiga, mas, vale lembrar, que o Barcelona teve a estreia na competição adiada para a terceira rodada, no dia 26, para cumprir o período legal de férias dos jogadores.