Diário Esportivo

Líder isolado do Grupo A 4 do Campeonato Brasileiro da Série D com 13 pontos, e com a melhor campanha entre os times baianos na competição, o Vitória da Conquista tem 79,7% de chances de classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. De acordo com o professor Marcelo Monteiro, Mestre em Matemática pela Ufba, o Bode precisa conquistar 8 dos 21 pontos que ainda serão disputados nos próximos 7 jogos da primeira fase.

Confira as chances de classificação de todos os times do grupo do Vitória da Conquista:

1° Vitória da Conquista: 79,7%

2° ABC: 75,4%

3° Coruripe: 66,3%

4°Itabaina: 60,8%

5° Potiguar: 49,9%

6°Central: 49,1%

7° Frei Paulistano: 18,5%

8° Jaciobá: 0,3%

As projeções, segundo o professor, são calculadas a partir de um algoritmo elaborado por ele junto com professores da Ufba, que baseia-se em questões técnicas e utilização de cálculos com probabilidades e estatística.

Como o Alviverde ainda tem três partidas para jogar em casa, o time poderá garantir a classificação somente com os jogos como mandante. O goleiro Netto Rocha, um dos destaques do time nesse início de campeonato, não esconde a expectativa do grupo. “A expectativa é grande para que a gente possa conquistar a classificação. Temos nossos objetivos, estamos muito focados, muito concentrados, com muita humildade para que a gente possa conquistar essa classificação”, revela.

Como o regulamento prevê vantagem às equipes que se classificarem na primeira posição dos seus referidos grupos, manter-se no topo da tabela pode significar uma grande vantagem para o Bode. Caso a primeira fase termine com o Vitória da Conquista na liderança, o time enfrentará o quarto colocado (teoricamente, uma equipe menos qualificada) do Grupo A3, e fará a segunda partida em casa.

Confira abaixo os próximos confrontos do alviverde na primeira fase da Série D:

Quinta-Feira (22/10), 20:30 – Vitória da Conquista x Jaciobá
Segunda-Feira (26/10), 20:00 – Itabaiana x Vitória da Conquista
Sábado (31/10), 16:00 – Vitória da Conquista x Central
Domingo (08/11), 15:30 – Potiguar x Vitória da Conquista
Sábado (14/11), 16:00 – ABC x Vitória da Conquista
Sábado (21/11), 16:00 – Vitória da Conquista x Freipaulistano
Ainda sem data/horário confirmados – Coruripe x Vitória da Conquista