Globo Esportes

O Corinthians entra em campo na noite desta quarta-feira, em São Januário, com dois pontos a menos do que tinha em seu 17o jogo da campanha do rebaixamento em 2007. Tem um gol a mais do que havia marcado daquela vez e, em compensação, dois gols sofridos a mais. No ano do descenso, já estava na zona de rebaixamento e, neste ano, só correrá o risco de cair para a 17a posição se perder para o Vasco.

O caso do Vasco é diferente, porque o time teve três rebaixamentos, mas umas das três trajetórias para o declínio tinha mais pontos do que atualmente. Em 2013, o Vasco era décimo-primeiro colocado com 19 pontos, quatro posições acima na tabela e um ponto a mais, depois de quinze partidas.

É óbvio que é possível reagir e que Vasco e Corinthians podem terminar suas campanhas muito acima da zona de perigo. Mas é necessário reagir rapidamente. Até a receita mágica, infalível para proteger dirigentes em zona de risco, já foi usada. Vágner Mancini é o novo técnico corintiano e vai para seu terceiro jogo. Sá Pinto estreia nesta quarta-feira, em casa, contra o Corinthians.

As duas torcidas merecem mais e os dois times oferecem menos. Até mesmo do que em campanhas de rebaixamento.