Globo Esportes

Sem jogar muita bola, mas com uma defesa consistente, o Vasco saiu da Venezuela com empate por 0 a 0 com o Caracas e avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Nas oitavas, o Vasco encara o Defensa y Justicia, da Argentina, que tirou o Sportivo Luqueño, do Paraguai.

Firme atrás, o Vasco teve as melhores chances, mas não aproveitou duas vezes com Carlinhos, uma em cada tempo, e Ribamar, que perdeu nos acréscimos. Vale lembrar que o Caracas jogou com menos um desde os 21 minutos da etapa final, quando Villanueva foi corretamente expulso.

Com três zagueiros, Ricardo Sá Pinto montou um sistema defensivo muito consistente, e o Caracas pouco chegou. Na verdade, os anfitriões não criaram nenhuma jogada de perigo na etapa inicial

Ofensivamente, o Vasco também não fez grande jogo, mas obrigou Velásquez a fazer defesas. Primeiro em chute de fora da área de Benítez, depois em finalização de Carlinhos, que recebeu ótimo passe de Pikachu. Tiago Reis teve gol acertadamente anulado na etapa.

O Vasco começou a etapa final com bela jogada de Neto Borges, que deu drible desconcertante em Fereira e cruzou para Carlinhos, que estava em ótimas condições. O camisa 26, porém isolou.

Aos 18, o único lance de perigo do rival, mas Blanco parou em ótima defesa de Miguel. Três minutos depois, Villanueva tomou segundo amarelo ao fazer falta em Carlinhos e foi corretamente expulso.

A superioridade numérica, porém, não fez o Vasco ir para cima do adversário. No fim do jogo, Pikachu e Ribamar perderam boas chances, mas o empate foi suficiente para os cariocas.

O Vasco volta a campo no próximo domingo, mas vira a chave para o Brasileirão. Seu adversário é o Palmeiras, e a bola rola às 16h (de Brasília), em São Januário. O duelo é válido pela primeira rodada do returno.