Ogol

Depois dos jogos deste sábado, a Série D do Campeonato Brasileiro entra nas rodadas decisivas. Fora São Raimundo, Santos do Amapá e Sinop, que têm jogos adiados por conta do coronavírus, todos os outros 61 times dos oito grupos terão apenas mais dois jogos para definirem se avançam ou não, ou em que lugar.

Depois de 12 rodadas disputadas, sobraram apenas dois invictos: Grêmio Novorizontino, do grupo 8, e Central, no grupo 4. As suas campanhas, porém, são bem diferentes…

Se por um lado o Novorizontino tem a melhor campanha até agora na primeira fase, com 30 pontos conquistados, e tem a melhor defesa, com apenas três gols sofridos, o Central soma apenas 18 pontos e, de momento, está fora da zona de classificação de sua chave. O time de Caruaru é o que mais empatou na primeira fase, com nove igualdades.

Entre os que mais venceram, além do Novorizontino, estão o Brasiliense, o Altos e o Gama, todos com nove triunfos. O Jacaré, do artilheiro Zé Love, tem o melhor ataque, com 32 gols marcados. O artilheiro da competição até o momento é o experiente Tiago Marques, da Ferroviária, com dez gols em 12 partidas.

Por outro lado, há também os destaques negativos. O Jaciobá tem a pior defesa, com 45 gols sofridos, e o Palmas é o único time que não pontuou, com 12 derrotas.

Até o momento, 15 equipes já conseguiram garantir classificação para a próxima fase, restando ainda 17 vagas em aberto para o mata-mata.

Os classificados por grupo são:
Grupo 1: Fast Club, Bragantino e Rio Branco
Grupo 2: Altos
Grupo 3: América de Natal, Salgueiro e Floresta
Grupo 5: Aparecidense e Goiânia
Grupo 6: Gama, Brasiliense e Atlético da Bahia
Grupo 7: Ferroviária e Cabofriense
Grupo 8: Grêmio Novorizontino