Uol

A lista de melhores jogadores e técnicos da Fifa para a última temporada tem 20 participantes que atuam no futebol europeu, sem membros de outros continentes. Campeão da Libertadores e vice do Mundial, pelo Flamengo, o técnico Jorge Jesus teve apenas um voto como terceiro lugar na relação. Entre os cinco treinadores está Marcelo Bielsa que atuava na segunda divisão inglesa.

O regulamento de melhor do mundo prevê que a Fifa faz nomeações de candidatos à lista de melhores juntamente com seus parceiros de futebol (entende-se por aí as confederações continentais). A partir daí, a escolha da lista mais curta do topo de cada item é feita por um painel de especialistas.

A Fifa deixa claro que não interfere no trabalho. No grupo escolhido de especialistas, estão três sul-americanos (Cafu, Mondragon e Forlán), três europeus (Stoichkov, Schweinsteiger e David Villa), dois africanos (El Hadary e Touré), um asiático (Park) e um da América Central e do Norte (Suazo). Assim, o entendimento da entidade é que há representatividade na escolha dos melhores.

Cada faz um lista de três nomes para cada categoria em ordem decrescente de mérito. Devem levar em consideração a temporada de 20 de julho a 7 de outubro, justamente quando acaba a Champions League.

Fato é que há dez jogadores que atuam no futebol europeu, sendo dois sul-americanos, dois africanos e seis europeus. Entre os treinadores, estão Hans-Dieter Flick, campeão da Champions, com o Bayern de Munique, Klopp, campeão da Premier League, e Zidane, que ganhou o Espanhol com o Real Madrid. Além deles, Lopetegui, vencedor da Europa League com o Sevilla, e Marcelo Bielsa, que levou o Leeds United de volta à primeira divisão após campanha na Segundona inglesa.

Jesus só teve um voto, como terceira opção entre os dez membros do painel. Não foi possível saber sua posição na lista final, nem quem votou nele.