Globo Esportes

A seleção brasileira feminina está de volta. A equipe comandada por Pia Sundhage retorna oficialmente aos gramados em amistoso nesta sexta-feira, 21h30 (de Brasília), diante do Equador, na Neo Quimica Arena, depois da parada no calendário em razão da pandemia de Covid-19 – o SporTV transmite ao vivo a partida e o ge acompanha em tempo real. Do outro lado, uma velha conhecida. Emily Lima, ex-técnica do Brasil, é a atual treinadora das equatorianas. Para ela, a oportunidade é para que suas comandadas tenham como referência atletas de nível internacional.

– Pegar o Brasil para a gente vai ser um grande espelho e ensinamento para elas, atletas que já estiveram em final de Olimpíada e Mundial. Isso é muito bom para a gente começar, o nosso pontapé inicial de “ó, essa é a nossa referência” e a gente ter que diminuir esse espaço que a gente tem entre elas. A gente sai do Equador sabendo de todas essas dificuldades, sabendo da Seleção, que eu já falei várias vezes, é a melhor seleção do mundo e precisava de mais organização e hoje eu vejo muito mais organização. E com muito mais organização a chance de ganhar é muito maior. Planejamento, organização, enfim. Continuo com essa fala. Para mim, a seleção brasileira é a melhor seleção do mundo. E a gente tem essa referência. Então, nós vamos poder disputar com uma das melhores seleções do mundo e ter essa referência de trabalho depois para frente – afirmou Emily Lima.

Para Pia Sundhage, o jogo servirá para ajustar alguns pontos e ampliar o leque de jogadas no ataque e também a continuidade na defesa. Ela espera dar um novo passo visando os Jogos de Tóquio, em 2021. Da lista, Marta acabou substituída por Camila, do Avaí/Kindermann. A seis vezes melhor do mundo testou positivo para Covid em exame prévio exigido antes da viagem à concentração da seleção em São Paulo. Nesta quinta-feira, a treinadora comandou o último treino antes da partida. Na primeira etapa, o grupo fez um trabalho tático e depois fechou com jogadas de bola parada.

A seleção feminina não atua em um jogo oficial de data Fifa – a atual vai de 23 de novembro a 1º de dezembro – desde março quando disputou o Torneio da França. Na ocasião, enfrentou França (derrota por 1 a 0), Canadá (empate em 2 a 2) e Holanda (empate em 0 a 0). A equipe realizou dois períodos de preparação, em setembro, com atletas que atuam no Brasil, e em outubro, com jogadoras da Europa, Estados Unidos e China.