Globo Esportes

As datas das competições femininas para a temporada de 2021 estão definidas. O calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contempla dois campeonatos adultos e três torneios de base. Nas competições adultas serão disputados o Brasileirão Feminino A-1 e A-2. Nas categorias de base, o cronograma contará com o Campeonato Brasileiro Sub-18 e Sub-16, além da Liga de Desenvolvimento da Conmebol Sub-16 e Sub-14.

O cronograma também inclui a reserva de datas para os Campeonatos Estaduais, além das competições da FIFA e da Conmebol.

– Nosso principal compromisso é a manutenção e o aprimoramento das competições de futebol feminino. Teremos sete campeonatos em 2021, além do Brasileirão Feminino A-2 que será concluído. Além disso, pela primeira vez teremos um período unificado para a realização dos Campeonatos Estaduais. Será um calendário intenso com competições distribuídas ao longo de todo o ano, sendo a maior parte campeonatos de base, e isso é muito importante dentro do processo de desenvolvimento do futebol feminino – destaca Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.

Principal competição do calendário de futebol feminino, o Brasileirão Feminino A-1 será o primeiro campeonato a ter a bola rolar em 2021. O torneio tem início previsto para 28 de março e a final planejada para o dia 26 de setembro. A novidade fica por conta da pausa para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). O intervalo se dará após a conclusão da 15ª rodada, no dia 27 de junho, com o retorno programado para o dia 15 de agosto, para a disputa da fase final.