Uol

A seleção brasileira masculina de futebol será cabeça de chave no sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Fifa, que organiza a competição em parceria com o Comitê Olímpico Internacional, definirá as chaves em 21 de abril. Já a seleção feminina não aparecerá no pote 1, dos cabeças de chave.

Por causa da pandemia, a Olimpíada de 2020 foi adiada para 2021. O torneio de futebol será disputado entre 21 de julho e 7 de agosto em seis cidades do Japão: Tóquio, Saitama, Yokohama, Kashima, Sapporo e Miyagi. Pela divisão dos potes, o Brasil masculino pode ter pela frente na primeira fase potências europeias como Alemanha, que fez a final olímpica de 2016 contra a seleção no Maracanã, França, atual campeão mundial, ou Espanha, que venceu o Europeu sub-19 classificatório para Tóquio.

A Fifa definiu critérios diferentes para os sorteios dos grupos. Entre os homens foi criada uma pontuação, com base no desempenho nas cinco últimas edições olímpicas e nos pré-olímpicos para Tóquio-2020. Já para as mulheres será usado o ranking da Fifa que será divulgado em 16 de abril. O Brasil hoje é o oitavo, atrás de cinco outros participantes segundo o último ranking.

CABEÇAS DE CHAVE
Japão (país-sede, Grupo A)
Brasil
Argentina
Coreia do Sul
POTE 2
Alemanha
Espanha
Egito
POTE 3
Nova Zelândia
Costa do Marfim
África do Sul
POTE 4
Austrália
França
Romênia
Arábia Saudita

O torneio masculino é sub-23, com exceção para 2021 por causa do adiamento pela pandemia: jogadores que completarem 24 anos, e que estariam habilitados se o torneio tivesse ocorrido na data correta, poderão ser chamados. Se mantém a possibilidade de chamar três atletas acima desse limite.