Uol

A Ferroviária derrotou o América de Cali por 2 a 1 neste domingo (21), no estádio José Almafitani, em Buenos Aires, e se sagrou bicampeã da Copa Libertadores Feminina de Futebol.

O jogo foi atração na tela da Band, com narração de Isabelly Moraes e comentários de Aline Callandrini e Milene Domingues.

As Guerreiras Grenás saíram na frente logo aos 6 minutos de jogo. Sochor cobrou falta na área e a bola passou por todo mundo, inclusive pela goleira Tapia, que ficou com as penas do frango na mão.

As colombianas empataram aos 39. A arbitragem apontou pênalti de Yasmin sobre Robledo, e a artilheira Usme converteu. Mas a Ferrinha devolveria na mesma moeda. Aos 42, Aline Milene também marcou de pênalti, após Ocampo derrubar Lurdinha na área.

Na etapa final, o América de Cali pressionou bastante e chegou a acertar a trave três vezes, a última já nos acréscimos. A goleira Luciana também fez boas defesas e ajudou a garantir o título para a equipe da técnica Linday Camila – primeira treinadora mulher a conquistar o torneio em 12 edições.

Esta foi a terceira decisão da Ferroviária em quatro participações na Libertadores. A equipe de Araraquara foi campeã em 2015 ao derrotar o Colo Colo, do Chile, e perdeu a final em 2019 diante do Corinthians.

Mais cedo neste domingo, aliás, o Timão, eliminado pelo América na semifinal, venceu a Universidad de Chile, que caiu diante da Ferroviária, por 4 a 0 e ficou com o terceiro lugar na competição.