Globo Esportes

Não foi uma semana fácil para a técnica da seleção feminina, Pia Sundhage. A quatro meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a treinadora sueca recebeu duas notícias desanimadoras: a lesão de ligamentos da volante Luana, que está fora das Olimpíadas, e a impossibilidade de disputar amistosos na data Fifa de abril, a penúltima antes do torneio.

Nesta quinta, Pia convocou 25 jogadoras para um período de treinos na Granja Comary, entre 5 e 13 de abril. Somente duas não atuam no país, a zagueira Rafaelle, do Changchung Dahzong, da China, e a meia atacante Andressa Alves, da Roma. Das outras 23, apenas oito disputaram mais da metade dos amistosos com a treinadora desde 2019: Barbara, Bruna Benites, Erika, Tamires, Andressinha, Chú, Cristiane e Bia Zaneratto. Jogadoras do exterior chamadas frequentemente, como Formiga, Marta, Debinha, Ludmila, Kathellen e Aline Reis, não puderam ser convocadas desta vez.

Pia reconheceu na entrevista coletiva que o cenário não é o ideal, e espera tirar o máximo proveito possível dos treinamentos para reforçar a união do grupo, algo que ela considera fundamental para o sucesso em Tóquio.

– Claro que não é bom (a ausência de amistosos), mas eu acredito em todas nós juntas. Vamos para a Granja Comary para reforçar a importância de acreditar em algo – afirmou a treinadora.

O Brasil tinha um amistoso praticamente confirmado contra a Noruega, na Europa, mas não só esse como qualquer outro jogo contra seleções europeias teve de ser cancelado pela impossibilidade das viagens diante do cenário atual da pandemia no país.