Uol

A definição dos uruguaios classificados para a fase de grupos da Libertadores desenhou a versão final da divisão dos potes para o sorteio que será realizado em 9 de abril. Há boa chance de confronto brasileiro já nesta etapa, se Grêmio e Santos avançarem da terceira fase preliminar, e, como sempre, é possível projetar grupos bem difíceis.

Palmeiras (Grupo A por ser o atual campeão), Flamengo e São Paulo serão cabeças de chave, Atlético-MG e Inter estarão no pote 2, o Fluminense no 3 e Grêmio e Santos, se classificando, no 4. Pelo regulamento, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que migrem da “pré-Libertadores”, caso que se aplicaria a santistas e gremistas.

Como os seis brasileiros classificados diretamente à fase de grupos serão espalhados por seis chaves diferentes, aumenta muito a chance de no sorteio Grêmio e Santos entrarem no mesmo grupo de outros times do Brasil. Em 2020, por exemplo, Grêmio e Inter (migrando da “pré”) ficaram na mesma chave, o mesmo ocorrendo com Cruzeiro e Vasco em 2018.

Grêmio e Santos, se classificados, podendo enfrentar qualquer um nos grupos, também aumenta a chance de chaves equilibradas. Podem migrar da “pré” outros times fortes como Independiente Del Valle (EQU), San Lorenzo (ARG), Atlético Nacional (COL) e Libertad (PAR).

Veja algumas possibilidades:
1 – River Plate, Atlético-MG, América de Cali e Grêmio;
2 – Palmeiras, LDU, Vélez Sarsfield e Santos;
3 – Boca Juniors, Inter, América de Cali e Independiente Del Valle (se bater o Grêmio);
4 – Flamengo, Racing, América e Grêmio;
5 – São Paulo, U. Católica, Velez Sarsfield e Atlético Nacional;
6 – River Plate, LDU, Fluminense e San Lorenzo (se passar pelo Santos).

O sorteio da Libertadores ocorrerá em 9 de abril, ainda sem a definição dos quatro classificados da terceira fase preliminar, o que só acontecerá dia 14. Mesmo assim já saberemos se brasileiros poderão estar no mesmo grupo, já que os confrontos da “pré” serão designados aos grupos específicos.