GE

Mais um jogo na Inglaterra teve a presença de público liberada como teste do governo para a pesquisa de flexibilização durante a pandemia de covid. Neste domingo, o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte deu sinal verde para que a final da Copa da Liga Inglesa, marcada para dia 25 de abril, no estádio de Wembley, receba 8 mil torcedores. Manchester City e Tottenham decidirão o título.

Na sexta-feira passada, o canal de TV inglês tinha antecipado que a semifinal da Copa da Inglaterra, entre Leicester e Southampton, também vai ter presença de público liberada, em 8 de abril, no mesmo estádio. Mas será de apenas 4 mil. A decisão do título do torneio, por sua vez, poderá receber 21 mil espectadores, em 15 de maio.

Os ingressos para a final da Copa da Liga serão vendidos para torcedores de Tottenham e City, bem como para moradores das cercanias do estádio e funcionários do serviço nacional de saúde (NHS, na sigla em inglês).

O público chegou a ser liberado aos poucos na Inglaterra no início da temporada. Mas, desde a última semana de dezembro, os estádios foram fechados novamente para torcedores, por causa do aumento dos casos de coronavírus no país.

A segunda etapa da flexibilização está prevista para começar em 17 de maio. A partir desta data, serão permitidos 10 mil torcedores ou o equivalente a 25% da capacidade dos estádios. Se o número de casos de covid continuar diminuindo, o planejamento é que os estádios possam ter público sem restrições a partir de 21 de junho.

Adiada de 2020 para 2021, a Eurocopa tem sete partidas previstas para o estádio de Wembley. Se a flexibilização for executada como previsto, o jogo entre Inglaterra e República Tcheca, pela terceira rodada do Grupo D, poderá ter a capacidade total de público. As semifinais e a decisão do título também.