Bahia Notícias

Selecionados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 19 árbitros centrais e 55 assistentes estão concentrados na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, para um treinamento especial com o objetivo de aumentar a qualidade nas mediações dos jogos da reta final do Campeonato Brasileiro. A ideia foi adotada pelo presidente interino da entidade Ednaldo Rodrigues. De acordo com o site ge.globo, eles estão tendo uma rotina de jogador da seleção brasileira.

Os árbitros e assistentes estão usando todas as dependências do CT, que são utilizadas pelos jogadores convocados para se prepararem para jogos amistosos, eliminatórias e torneios, como Copa do Mundo e Copa América. Assim como os atletas, eles só deixam o local para apitar as partidas e retornam logo em seguida, além de treinos físicos. A programação dos trabalhos na Granja Comary ainda inclui palestras dos instrutores da comissão de arbitragem e debates sobre decisões de lances polêmicos de duelos recentes. Segundo o ex-árbitro Alício Pena Júnior, que assumiu o comando interinamente da Comissão de Arbitragem até o final do ano no lugar do demitido Leonardo Gaciba.

“A gente tem feito essa atividade com todos se manifestando, todos se posicionando, uns árbitros colaborando com os outros nas tomadas de decisão. O que poderia ter sido melhor e, no final, um dos instrutores faz um compilamento dessas ideias e fecha, e apresenta o que é a visão da comissão, da instrução para esses processos”, comentou.

Os árbitros e assistentes ficarão concentrados na Granja Comary até 9 de dezembro, dia da última rodada do Brasileirão.