CBF

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, acompanhou in loco o lançamento oficial da 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta segunda-feira (13), em São Paulo (SP). Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copinha, como é chamada, retorna ao calendário do futebol brasileiro após ser cancelada em 2021, por conta pandemia de coronavírus.

A presença de Ednaldo Rodrigues pontuou o apoio institucional da CBF ao torneio, que é um dos mais tradicionais do futebol mundial. A convite do Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, o Presidente da CBF fez o discurso de abertura do evento, que revelou as sedes de todos os 32 grupos da competição.

Em sua fala inicial, Ednaldo destacou a tradição da Copa Sâo Paulo e da importância de mostrar união nesse momento do futebol brasileiro. O Presidente da CBF foi aplaudido pela audiência presente, que incluía autoridades públicas e dirigentes esportivos de clubes e federações. Entre eles, estava a Presidente eleita do Palmeiras, Leila Pereira, que cumprimentou Ednaldo Rodrigues antes da cerimônia.

“A CBF tem procurado fazer um trabalho de descentralização do futebol para todos os estados. Pela primeira vez, estamos aqui presentes para tratar dessa competição, que é uma das mais importantes não só do Brasil, como do mundo”, disse Ednaldo Rodrigues, antes de elogiar a tradição da Copinha:

“É uma das maiores competições de base do mundo, que revelou grandes craques como Falcão, Raí, Kaká, Cafu, Dener, Neymar, Casemiro, Gabriel Jesus e Vinícius Júnior”.

Após o discurso de Ednaldo, foi a vez de Reinaldo Carneiro Bastos subir ao palco para dar as boas vindas aos presentes e falar da oportunidade de trazer de volta a Copa São Paulo. O Presidente da Federação Paulista se mostrou emocionado por proporcionar o retorno da competição ao calendário do futebol brasileiro.

“Esse evento pode marcar um novo momento para o esporte. Um momento de esperança, de união entre todos nós. Passamos por momentos difíceis nesses últimos dois anos, e ainda estamos enfrentando muitos desafios com a pandemia. Mas estar aqui hoje, presencialmente, já é uma vitória. E temos que comemorar juntos. Obrigado por terem vindo de todos os cantos do Brasil para o lançamento oficial da Copa São Paulo”, declarou Reinaldo Carneiro Bastos, antes de reverenciar a presença da CBF na cerimônia:

“Agradeço a iniciativa da CBF de apoiar esse evento que congrega todo o futebol brasileiro. Obrigado, Presidente Ednaldo. Obrigado aos vices Gustavo Feijó e Antônio Aquino Lopes. Minha gratidão aos clubes e federações. Eu reconheço o esforço de cada um de vocês, sei dos desafios que enfrentam e da luta diária de manter o sonho vivo dos nossos atletas”.

Ao todo, a Copa São Paulo reúne 128 clubes, espalhados em grupos com quatro equipes cada. A Federação Paulista de Futebol escolheu 30 cidades para receber os 32 grupos da competição, que atrai times de todos as 27 unidades federativas do país. A cerimônia de divulgação das sedes contou com a participação de Mauro Silva, tetracampeão mundial e Vice-Presidente da FPF, e Djalminha, ex-jogador da Seleção Brasileira. O evento foi apresentado por Chico, do Desimpedidos.

Ex-jogador, Mauro Silva conhece de perto a importância da Copa São Paulo para a formação de um atleta. Por isso, não poupou palavras para agradecer à CBF pelo apoio no evento desta segunda-feira.

“Agradecer muito o Presidente Ednaldo e os vice-presidentes da CBF, pelo apoio e pela presença. É uma competição que revelou muitos craques do futebol brasileiro, que merece um evento como esse de lançamento. E ter o apoio e a presença dos dirigentes da CBF é extremamente fundamental para a importância que tem essa competição para o Brasil”, afirmou o Vice-Presidente da FPF.