Atarde

Os clubes da Série A derrubaram na tarde desta quarta-feira, 2, a restrição de demissão de técnico no regulamento da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. A medida foi aprovada em reunião virtual, pelo Conselho Técnico dos times.

De acordo com publicação do Uol Esportes, a iniciativa partiu do presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves. O Alvinegro argumentou que a ideia não possuía nenhum efeito prático e era apenas uma medida “para inglês ver”.

Todos os clubes apoiaram e se posicionaram da mesma forma. Por isso, a mudança no regulamento foi aprovada com a retirada do limite, já valendo para a temporada de 2022.

A ideia havia sido implementada no ano passado, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A medida previa que os clubes só pudessem demitir uma vez o treinador para contratar outro de fora, sem restrição se o técnico pedisse para sair ou se fosse comum acordo.

Com a nova regra, houve uma pequena queda no número de demissões na edição do Brasileirão 2021. No entanto, ocorreram também casos em que os treinadores foram demitidos, mas, oficialmente, constou como se tivessem requerido a saída ou aceitado o acordo.

Na reunião nesta quarta, não houve nenhum posicionamento contrário quanto a ideia de retornar ao modelo de regulamento de 2020.