Por Carol Barros

A Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) foi fundada no dia 21 de abril de 1955. Nesta data foram registrados oficialmente seus Estatutos juntos a FBF, dentre outros órgãos competentes, passando a Mentora conquistense a ter valor jurídico e a gozar dos privilégios exigidos por lei.
O desportista Antônio Ferreira da Silva, na época funcionário da Interbrasil, foi o primeiro presidente da LCDT. De lá para cá passaram pela presidência da entidade máxima dos desportos conquistense, dezenas de dirigentes, dentre outros: Miguel Alés, Dr. Fernando Freitas, Carlos Araújo, Dilson Carvalho, Jota Menezes, Francisco Caldeira, Sargento Sales, Prof. Napoleão Borges, José Ferreira Amaral, Antônio Cesar Nolasco, Ednaldo Rodrigues Gomes, Pedro Massinha, Paulo Jeronimo, Pedro Duque, Eduardo da Brahma, Gilmar Ferraz, Roberto Ferreira, Sargento Ubaldo (este como interventor), Reinaldo Freitas, Pedro Emílio, Léonesio Alves. Atualmente a Liga é presidida por Luciano Batista Pina, que estará no cargo até 15 de fevereiro de 2025.

A referida Liga tem muito a comemorar nestes sessenta e seis anos de existência. As comemorações são as lembranças das grandes e motivadas competições realizadas nos anos 50 e 60, Humaitá, União, Rodoviário, Comerciário entre outros, época de ouro do amadorismo conquistense, além das conquistas dos Campeonatos Intermunicipais de Futebol de 79 e 84 cujas gerações vencedoras marcaram época sob o comando técnico do saudoso Felisciano Cardoso dos Santos a “velha raposa do nosso amadorismo, cujas conquistas principalmente a primeira a de 79 o torcedor não esquece e ainda hoje é motivo de comentários elogiosos já que a seleção era quase imbatível”.

Indiscutivelmente era um timaço e quase todo plantel foi requisitado para se profissionalizar pelo Serrano Sport Club que estava sendo montado por Ary Martha, primeiro treinador do Serrano.

Já em 84 na conquista de Pedro Massinha na presidência da entidade o título foi levantado sem o mesmo entusiasmo da primeira conquista de Paulo Jeronimo na direção da mentora, quando até trio elétrico (Alegria do povo) do empresário Gildásio Cairo, então prefeito da cidade desfilou pelas ruas da cidade na vanguarda de uma grande carreata, levando os heróis do Intermunicipal.

O Campeonato Municipal de Futebol 2022 começa neste sábado (23), com a participação de 16 equipes. A primeira rodada será realizada no estádio Lomanto Junior. Posteriormente os jogos serão realizados também no estádio Edvaldo Flores.

Confira os jogos deste final de semana
Sábado (23)
17h15
Grêmio x Biriguidy
Domingo (24)
10h30
Bahia x Chelsea