PMVC

Aconteceu neste domingo (9), no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), o torneio de rugby feminino “Nina Fest”, que reuniu atletas de Vitória da Conquista, Planalto e um time convidado de Porto Seguro. O evento, criado com o objetivo de desenvolver o rugby feminino juvenil no interior da Bahia, é parte do Projeto Nina, que busca empoderar meninas na prática da modalidade e oferecer espaços seguros para seu desenvolvimento.

Presente no torneio, o coordenador de esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Luciano Pina, destacou a parceria da Prefeitura com o projeto, que cede os espaços dos estádios Murilão e Edivaldo Flores para os treinos e competições. “Na gestão da prefeita Sheila Lemos, renovamos a parceria e cedemos também o estádio Murilão para que eles expandissem o projeto, com a finalidade de dar oportunidade para as pessoas do lado oeste”, afirmou Pina.

Segundo a coordenadora local do Projeto Nina, Clarice Couto, 52 jovens participaram do evento deste domingo, onde puderam colocar em prática o aprendizado do esporte e interagiram com os demais competidores. “O evento possui impacto social positivo na comunidade, com os jovens e suas famílias, já que os valores do Rugby, como disciplina, respeito, paixão, integridade e solidariedade, não devem ficar restritos ao campo, mas devem ser levados para a vida”, destacou Clarice.

Além do torneio, no dia anterior, o educador da World Rugby (entidade mundial do rugby) e da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Fábio Alves (Djudjo), estiveram na cidade para capacitar treinadores e monitores de rugby com um curso de primeiros socorros. “Por meio do Nina e do Rugby, as meninas podem desenvolver uma série de competências e habilidades emocionais, corporais e até sociais baseadas nos valores do esporte, sem falar do fomento ao bem-estar físico e mental de quem pratica”, complementou a coordenadora do Projeto.

O “Nina Fest” é um evento organizado pelo Ymborés Rugby e Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Prefeitura Municipal de Planalto.